Dra. Rosimeire Christov

Toxina Botulínica

TOXINA-BOTULINICA-ONDE-FAZER

O que é Toxina Botulínica?

A toxina botulínica é um dos procedimentos estéticos mais populares do mundo, porém, engana-se quem pensa que ela serve apenas para resolver problemas relacionados à parte estética.

Diferente do que a maioria das pessoas pensam, a toxina botulínica não é, exclusivamente, um procedimento estético.

A substância oferece funcionalidades tanto para a saúde, quanto para a aparência.

Para que você saiba mais sobre esses usos, nesse material você vai encontrar informações super completas sobre:

toxina-butolinica-no-ipiranga

Para que serve a toxina botulínica ?

A toxina botulínica faz parte do procedimento estético mais realizado no mundo desde a década de 80, quando seu uso expandiu-se além do tratamento de estrabismo, espasmos musculares e enxaqueca onde já era utilizada.

Vale lembrar que Botox é um dos seus nomes comerciais, além de vários outros.

Ela é uma neurotoxina e é originada de uma bactéria, o Clostridium botulinum.

Existem vários tipos desta neurotoxina, mas apenas os tipos A e B são utilizados comercialmente. 

Como funciona a Toxina Botulínica?

O mecanismo de ação da toxina botulínica se dá através do bloqueio parcial da contração muscular na região tratada temporariamente.

Uma vez que é a contração frequente de determinados músculos da face que determina o aparecimento das rugas, entre outros sinais do envelhecimento, a utilização regular da toxina permite manter características de uma pele mais jovem.

rugas-e-linha-de-expressao

A Toxina Botulínica faz desaparecer todas as rugas?

Não. Ao diminuir a função do músculo que contrai formando a ruga ou prega na pele, é simples imaginar que somente as rugas dinâmicas ou que aparecem com as expressões é que se atenuam.

Rugas estáticas, ou seja, aquelas que já estão presentes mesmo sem que o músculo se contraia, não desaparecerão, mas podem ser levemente atenuadas.

Estas rugas estáticas são como a dobradura de um papel, que ao ser dobrado inúmeras vezes no mesmo lugar ao longo do tempo, vai acabar até rasgando.

No caso da pele, dizemos que há uma fratura da mesma, cujo tratamento exige outras ferramentas além da toxina.

A Toxina é aplicada em toda a face?

Não. Existem locais onde seu efeito é bem conhecido trazendo os resultados mais desejados: o terço superior da face e a região ao redor dos olhos são as áreas mais tratadas.

Através de técnicas mais avançadas com profissionais mais experientes pode-se aplicar a toxina botulínica em outras áreas da face, com excelentes resultados.  

Como é feita aplicação da Toxina Butolínica?

A avaliação do paciente feita durante a consulta médica é imprescindível, e somente após o procedimento será realizado, sob anestesia na forma de creme anestésico para reduzir o desconforto das micro-injeções.

Uma vez terminada a sessão, solicita-se um retorno para avaliar os resultados após 15 a 20 dias. Pode haver a necessidade de complemento do tratamento neste retorno ou não.

O resultado do tratamento com a Toxina Botulínica é imediato?

Não. O início dos resultados serão vistos entre 3 a 5 dias e progredirão até 15 dias em média. Neste período, por ainda não termos atingido o resultado final, qualquer análise é considerada precoce, devendo-se aguardar o pico do efeito para qualquer tratamento complementar.

Quando posso repetir o tratamento com a Toxina Botulínica?

O período sugerido para repetir o tratamento é a cada 6 meses, podendo variar com as necessidades de cada paciente.

Quais são as contraindicações para o tratamento com a Toxina?

  • Gestação;
  • Lactação;
  • Histórico de alergia às substâncias que serão utilizadas;
  • Doenças neuromusculares, autoimunes ou doenças da coagulação, porém qualquer uma destas situações depende de análise médica.

A Toxina Botulínica tem efeitos colaterais?

Dor local discreta e hematomas são possíveis após o tratamento. Vermelhidão passageira e leve localmente também pode ocorrer.

Relatos de dor de cabeça nos dias seguintes são pouco frequentes. Queda da pálpebra, assim como efeitos colaterais visuais como visão dupla são mais raros, mas podem ocorrer.

A Toxina vai fazer a minha sobrancelha subir, doutora?

Depende do tipo e distribuição dos seus músculos e, de você manifestar seu desejo para que seus supercílios elevem-se ou não. Geralmente, as mulheres apreciam um maior arqueamento dos supercílios, já os homens não, preferindo manter o alinhamento original.

Quais são os cuidados que devo ter após o procedimento?

Classicamente solicita-se que não se deite durante as 4 horas após a aplicação, não massageie e não utilize cosméticos também no mesmo dia.

Atividade física também só é retomada a partir do dia seguinte. Caso precise voltar ao trabalho, sem problemas, desde que cumpra as orientações prévias.

Quais outros usos existem na medicina para a Toxina Botulínica?

Além dos já citados tratamentos para estrabismos, lacrimejamentos, espasmos musculares em praticamente todas as regiões corporais e enxaquecas, utiliza-se muito a toxina botulínica para indivíduos que rangem os dentes ao dormir, para amenizar a sudorese excessiva nas axilas, mãos e pés.

Também tem sido comprovada sua eficácia na terapêutica da rosácea e outras doenças da pele.

Na Urologia, tem lugar no tratamento de doenças da bexiga, sem falar nos usos inovadores que surgem em pesquisas recentes nas diversas especialidades médicas.

Quais outros usos existem na medicina para a Toxina Botulínica?

Já é comprovado que o efeito da toxina embora temporário após cada aplicação, no longo prazo possui ação de preservação da qualidade da pele, pois acredita-se que o músculo tratado por várias vezes passa a ter uma contratilidade menos intensa, diminuindo o efeito “sanfona” na pele.

Portanto, não é correto pensar somente no efeito imediato fugaz, mas sim, no efeito de sessões periódicas ao longo de anos. 

Acompanhe nosso Blog!

Abrir Chat
Olá, tudo bem?
Dúvidas e Agendamentos
Oi, meu nome é Ana!! Me chama aqui, posso te ajudar com a sua dúvida.