Dra. Rosimeire Christov

Blefaroplastia

blefaroplastia-o-que-e

O que é Blefaroplastia?

A Blefaroplastia é a cirurgia que tem como objetivo remover o excesso de pele e bolsas de gordura tanto das pálpebras superiores como também das inferiores, trazendo beleza e rejuvenescimento para o olhar.

Conheça a Blefaroplastia sem cortes.

No processo de envelhecimento da região ao redor dos olhos existem várias alterações como mudanças da estrutura óssea, reposicionamento da gordura e também uma progressão da flacidez muscular e da pele. 

Além disso, muitas vezes por questões hereditárias ou raciais mesmo em indivíduos jovens, a parte móvel das pálpebras superiores não é visível, e impede a maquiagem perfeita.

Também situações de perda acentuada de peso, portadores de quadros alérgicos crônicos, tabagismo, doenças oculares e doenças da tireóide podem trazer alterações ao redor dos olhos que podem se beneficiar da Blefaroplastia.

A blefaroplastia necessita de internação hospitalar?

Na maioria das vezes, é uma cirurgia feita a nível de clínica ou hospital-dia, sem necessidade de internação, ou seja, você recebe alta para casa logo após o procedimento.

palpebras-superiores-cirurgia

Qual o tipo de anestesia? Vou ficar acordado(a) durante o procedimento?

Embora utilizemos a anestesia local, também é realizada uma sedação pelo médico anestesista, que vai monitorizar você durante todo o tempo para que não haja nenhum desconforto.

Como é a recuperação após a blefaroplastia, vou sentir dor?

Quanto tempo preciso ficar em repouso ou me afastar do trabalho?

Dor não é comum no pós-operatório das pálpebras, porém o inchaço e a presença de hematomas estão presentes e tem intensidade e duração variáveis.

Quanto ao retorno às atividades, é aconselhável aguardar a retirada dos pontos que acontece entre 5 a 7 dias. Ainda assim, esforços físicos e prática de esportes vão exigir até 30 dias de afastamento.

As cicatrizes ficam visíveis por quanto tempo?

Nas pálpebras superiores a cicatriz sempre está presente e tende a atenuar-se progressivamente ao longo de meses após o procedimento.

Apesar disto, no final do primeiro mês, ela já é bastante sutil.

Nas pálpebras inferiores, se a retirada das bolsas for realizada pela via interna, não haverá cicatriz.

Porém, na presença de excesso de pele, a cicatriz da pálpebra inferior fica localizada junto aos cílios, por isso, é bem discreta e costuma desaparecer antes daquela das pálpebras superiores.

Hoje temos a opção do tratamento com plasma, é realizado no consultório médico, não sendo necessário utilizar instalações hospitalares.

A blefaroplastia corrige os cantos dos olhos caídos?

Sim, quando durante a avaliação pré-operatória nota-se flacidez nas pálpebras inferiores que produzem rebaixamento dos cantos externos dos olhos, é possível realizar a correção que torna o olhar mais amendoado, mais jovial e oferece maior proteção ao globo ocular.

Portanto não é somente uma questão embelezadora, mas também para um melhor funcionamento palpebral.

É necessário fazer exames antes da cirurgia?

Sim, como para a maioria das cirurgias, é necessário realizar exames de sangue e avaliação cardiológica pré-operatórios.

Quando posso voltar a usar maquiagem nos olhos?

Em 2 semanas na maior parte das vezes já é possível retomar a maquiagem, com especial delicadeza na remoção da mesma.

A posição das minhas sobrancelhas vai mudar após a blefaroplastia?

Não, a menos que isto seja programado previamente durante a avaliação pré-operatória, no caso seria associada a elevação dos supercílios na mesma cirurgia.

Tenho maquiagem definitiva nos olhos, será que vai mudar algo nela com a cirurgia?

Sim, frequentemente quando existe uma pigmentação linear próxima aos cílios, ela pode tornar-se mais espessa e adquirir alguma irregularidade que pode ser corrigida por um profissional capacitado posteriormente.

Acompanhe nosso Blog!

Abrir Chat
Olá, tudo bem?
Dúvidas e Agendamentos
Oi, meu nome é Ana!! Me chama aqui, posso te ajudar com a sua dúvida.